A educação infantil no contexto das discussões da Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v11i20.16632
Agências de fomento
Palavras-chave:
educação infantil, base nacional comum curricular, infância, currículo.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar as análises decorrentes das discussões acerca de princípios e concepções conferidos à Educação Infantil no documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), primeira versão disponibilizada em setembro de 2015. Trata-se de problematizar as concepções de infância, criança e organização curricular para esta etapa da Educação Básica. Assim, questiona-se qual a relação entre os componentes curriculares da Educação Infantil veiculados na BNCC e a concepção de infância. As análises são provenientes das discussões realizadas nos espaços da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), durante o VII Fórum das Licenciaturas, em 2016. O referido Fórum ocorre anualmente e envolve os 19 cursos de licenciatura da Unioeste. A temática abordada no ano de 2016 foi “BNCC: diálogos coletivos, compromissos para a consolidação da Educação Básica”. Os grupos de trabalho do Fórum tiveram o propósito de analisar o documento da BNCC nas diversas áreas do conhecimento da Educação Básica. A Educação Infantil, como primeira etapa da Educação Básica, integra a BNCC, entretanto, aparece como um capítulo específico, descolado do conteúdo das áreas do conhecimento. Tal organização curricular evidencia a fragmentação entre as etapas da Educação Básica, desconsiderando o princípio de continuidade inerente a qualquer projeto curricular. Sendo assim, problematiza a discussão tomando-se como referências a Teoria Histórico-Cultural e as concepções sobre infância, desenvolvimento e Educação Infantil.Downloads
Publicado
06-09-2017
Como Citar
PORTELINHA, Ângela M. S.; ZOIA, E. T.; PASQUALOTTO, L. C.; COELHO, R. T.; SBARDELOTTO, V. S. A educação infantil no contexto das discussões da Base Nacional Comum Curricular. Temas & Matizes, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 30–43, 2017. DOI: 10.48075/rtm.v11i20.16632. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/16632. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Base Nacional Comum Curricular
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.