CERTIFICAÇÃO E GESTÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v7i13.2483
Agências de fomento
CNPq
Palavras-chave:
Certificação, Professores, Trabalho docente, Gestão educacional.Resumo
Este artigo discute a proposta de certificação de professores incorporada em vários documentos nacionais e recomendada pelo Banco Mundial aos países da América Latina como uma estratégia fundamental para a melhoria da qualidade da educação. Indagamos: por que se prioriza a certificação em detrimento de melhores condições de trabalho, salário e carreira? Enquanto os argumentos em defesa da certificação apóiam-se na noção de qualidade, este trabalho discute a certificação a partir de outro ponto de vista. Focamos as implicações sobre os professores e o trabalho docente, buscando analisar as contradições dessa política. Quais os impactos que a política de certificação exerce sobre os professores e a categoria. Nossa hipótese é que a certificação, atrelada às políticas de avaliação e gratificação por desempenho, implementa salários individualizados, segmenta a categoria docente e institui novas formas de regulação da educação na América Latina.Downloads
Publicado
03-11-2009
Como Citar
SHIROMA, E. O.; SCHNEIDER, M. C. CERTIFICAÇÃO E GESTÃO DE PROFESSORES. Temas & Matizes, [S. l.], v. 7, n. 13, p. p. 39–48, 2009. DOI: 10.48075/rtm.v7i13.2483. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/2483. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Políticas Educacionais na América Latina
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.