RESSIGNIFICANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NA UFPE FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v14i25.26385
Agências de fomento

Palavras-chave:

Expressão Gráfica. Prática Pedagógica. Ressignificação. TIC’s.

Resumo

Durante a pandemia da Covid-19, vários aspectos que envolvem a manutenção e a efetivação da educação foram postos em destaques e promoveram diversas discussões. Além da dificuldade dos estudantes em terem acesso às tecnologias da informação e comunicação, surge também o desafio da docência que, a partir das suas experiências no formato presencial, necessitam transpor sua didática e metodologia para o ensino virtual. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado em três disciplinas da área da Expressão Gráfica, sendo elas: Geometria Gráfica Bidimensional e Metodologia de Ensino em Expressão Gráfica - Desenho Técnico, ministradas no curso da Licenciatura em Expressão Gráfica e, Sistemas de Representação 1: projeções cilíndricas, ministrada para o curso de Design, ofertadas no semestre suplementar com aulas remotas, na Universidade Federal de Pernambuco. As disciplinas foram realizadas por docentes distintos, a partir da utilização da internet e da cultura digital, através da comunicação síncrona e assíncrona. Apontamos como resultado, dessas experiências didáticas, a construção de novos saberes atrelados a uma nova prática pedagógica, promovidos pelo uso das tecnologias, pelas mediações, além de todo o planejamento e organização dos assuntos empregados nas disciplinas em questão. Percebemos que o desenvolvimento cognitivo, a organização do aluno e do professor foram desafios que trouxeram resultados relevantes.

Biografia do Autor

Auta Luciana Laurentino, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Departamento de Expressão Gráfica, no Centro de Artes e Comunicação, da Universidade Federal de Pernambuco.

SANDRA DE SOUZA MELO, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Departamento de Expressão Gráfica, no Centro de Artes e Comunicação, da Universidade Federal de Pernambuco.

THYANA FARIAS GALVÃO, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Departamento de Expressão Gráfica, no Centro de Artes e Comunicação, da Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

GALVÃO, Thyana Farias. Ressignificando a profissão do Licenciado em Expressão Gráfica ou por onde anda meu Professor de Desenho? Graphica: XIII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design (13.:2019:Rio de Janeiro).

MILL, Daniel; SILVA, Claeton Pedro Ribeiro da. Aprendizagem da docência para educação a distância: uma breve revisão de literatura sobre docência virtual. Em Rede - Revista de educação à distância, v.05, 2018.

OLIVEIRA, Elida. Quase 40% dos alunos de escolas públicas não têm computador ou tablet em casa, aponta estudo. Portal G1, 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/06/09/quase-40percent-dos-alunos-de-escolas-publicas-nao-tem-computador-ou-tablet-em-casa-aponta-estudo.ghtml>. Acesso em 03 out. 2020.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24ª Ed. São Paulo: Editora Cortez, 2016.

Downloads

Publicado

31-05-2021

Como Citar

LAURENTINO, A. L.; MELO, S. D. S.; GALVÃO, T. F. RESSIGNIFICANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NA UFPE FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19. Temas & Matizes, [S. l.], v. 14, n. 25, p. 159–178, 2021. DOI: 10.48075/rtm.v14i25.26385. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26385. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊS: A docência frente à pandemia da covid-19: novos desafios, alternativas e perspectivas teórico-metodológicas