TRABALHO COLETIVO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DO PIBID - EDUCAÇÃO FÍSICA - UNICAMP

Autores

  • Jaqueline de Meira Bisse Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Renata Érika Sakaguti Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • João Pedro Sanches Pinheiro de Lima Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Ana Beatriz Felipe Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Elaine Prodócimo Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Palavras-chave:

educação física, trabalho coletivo, formação docente, pibid

Resumo


Este relato trata da experiência de estudantes e de uma supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Educação Física - UNICAMP ao depararem-se com o desafio de produzir coletivamente reflexões com a finalidade de publicizar a dimensão da importância do vivido no cotidiano dialógico, entre escola e universidade públicas, possível e potencializado por este Programa. Reconhecemos o trabalho coletivo como fundamental para nossa constituição docente e, através do exercício de narrar, apresentamos textos carregados de memórias, de sensibilidades e racionalidades. Essas narrativas proporcionam o reconhecimento das concepções sobre a profissão docente e das ações formativas que ocorrem nos espaços de atuação na Educação Básica e na Universidade articuladas em suas dimensões pessoal e profissional. Revelam ainda o ato de repensar os aportes teóricos e as práticas pedagógicas de forma integrada e crítica e os impactos das políticas públicas no exercício da formação e ação docente. As marcas trazidas pelas experiências de cada autor/autora, de modo complexo e singular, abrem possibilidades para repensarmos os processos pelos quais nos formamos para o exercício da docência na escola pública. Essas escritas revelam ainda o compromisso com a ampliação do diálogo entre estudantes e profissionais da educação. Neste relato trazemos também importantes referenciais que amparam nossas reflexões.

Referências

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Publicado

14-02-2022

Como Citar

BISSE, J. de M.; SAKAGUTI, R. Érika; LIMA, J. P. S. P. de; FELIPE, A. B.; PRODÓCIMO, E. TRABALHO COLETIVO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DO PIBID - EDUCAÇÃO FÍSICA - UNICAMP. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 121–130, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26401. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊS:Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores