Introdução ao direito em contabilidade: representações acadêmicas e ressignificação do trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v16i27.29786

Resumo

O artigo trata das representações que acadêmicos de Ciências Contábeis fazem acerca de disciplinas do Direito em sua formação superior, e de que forma estas representações contribuem para ressignificar a atuação docente.  É certo que a ciência do Direito tem uma grande importância na formação do aluno do curso de Ciências Contábeis, fato comprovado pelos índices de importância obtidos pela pesquisa realizada.  A análise dos dados obtidos na pesquisa efetivada, demonstrou que a presença de cinco disciplinas da área do Direito constantes do currículo pleno vigente do curso de Ciências Contábeis da UNICENTRO, tem servido de suporte para incrementar a atuação do futuro profissional da contabilidade, na medida em que o então aluno e futuro Contador, na sua prática profissional, deverá saber aplicar corretamente as normas jurídicas às questões reais vivenciadas no cotidiano de sua profissão.  A pesquisa ainda oportunizou a revisão dos fundamentos da teoria das representações sociais, aplicando-a aos resultados obtidos nos instrumentos de pesquisa respondidos por 120 discentes do 1º ano do Curso de Ciências Contábeis.

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Publicado

24-02-2023

Como Citar

BURKO, A. D. S. Introdução ao direito em contabilidade: representações acadêmicas e ressignificação do trabalho docente. Temas & Matizes, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 168–187, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v16i27.29786. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/29786. Acesso em: 25 abr. 2024.