O recurso lúdico na educação infantil: vislumbrando sua aplicabilidade nas atividades propostas dos livros didáticos

GLIMPSING ITS APPLICABILITY IN THE ACTIVITIES PROPOSED FOR TEXTBOOKS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v16i27.29991

Resumo

A história da Educação Infantil (EI) no Brasil mostra avanços significativos ao longo dos anos. Todavia, com a inserção e a distribuição de livros didáticos para a mesma, divergências apareceram. Uma delas é a argumentação sobre a perda de espaço de aprendizagem e a diminuição da vivência da ludicidade. Nesse sentido, este artigo, de abordagem bibliográfica e documental, analisa a coleção de livro didático destinado à EI: 1,2,3.... É tempo de aprender e os respectivos manuais do professor, à procura de indícios que possam mostrar o direcionamento e a inserção do lúdico nos conteúdos de Ciências. Para esta averiguação, adotou-se a Análise Textual Discursiva, enfatizando duas vertentes emergentes: a reflexão frente à Educação Inclusiva e o ensino de Ciências, a relação com o lúdico e o livro didático. Observou-se que, nos materiais analisados, há uma tendência a direcionar às crianças o uso do lúdico nos conteúdos de ensino de Ciências.

 

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Publicado

24-02-2023

Como Citar

FERREIRA, M. G. .; THEINEL, E. .; STRIEDER, D. M. .; FERRARI DE LIMA, D. .; BATISTA CARVALHO , M. A. . O recurso lúdico na educação infantil: vislumbrando sua aplicabilidade nas atividades propostas dos livros didáticos: GLIMPSING ITS APPLICABILITY IN THE ACTIVITIES PROPOSED FOR TEXTBOOKS. Temas & Matizes, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 144–167, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v16i27.29991. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/29991. Acesso em: 28 mar. 2024.