"Generación ofendida", descreve o atual ambiente social de hipersensibilidade e a “cultura do cancelamento”.
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i28.30503Palavras-chave:
Cultura ocidental; Tirania da ofensa; Fronteiras impostas.Resumo
Resenha que refere à obra de recente publicação da cientista política francesa Caroline Fourest, intitulada "Generación ofendida: de la policía de la cultura a la policía del pensamiento" (2021). Trata-se de uma análise, em especial, de um capítulo síntese dessa obra, 'Competição vitimista', análise que vai ao encontro com as transformações políticas e culturais recentes nos contextos sociais dos Estados Unidos e no Brasil.
Referências
DUBREUIL, L. La dictature des identités. Paris: Gallimard, 2019. p. 88-89.
FOUREST, C. Generación ofendida. Buenos Aires: Zorzal, 2021.
HOCHSCHILD, A. H. Extraños en su propia tierra. Réquien por la derecha estadounidense. Madrid: Capitan Swing, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.