Caracterização das intenções das ações docentes em uma aula de ciências do Ensino Fundamental anos finais
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.30959Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi caracterizar as ações e intenções reveladas por uma professora em uma aula de Ciências do Ensino Fundamental Anos Finais. Os dados compreendem dois momentos: gravações de aulas presenciais realizadas em 2019 e entrevistas realizadas em 2021. As análises referem-se a dois episódios da aula, os quais forneceram informações sobre as ações e os correspondentes objetivos da professora. Os resultados obtidos apontaram, no primeiro episódio analisado, as ações: Apresenta exemplos do cotidiano, Chama atenção, Escreve, Explica, Faz pergunta específica, Faz pergunta geradora e Gerencia a classe, as quais tinham como objetivo geral Ensinar por meio do Diálogo. No segundo episódio encontramos as seguintes ações: Chama atenção, Gerencia a classe e Utiliza o livro didático, com o objetivo Ensinar por meio do Livro. No geral os resultados revelam que em uma aula pode ocorrer uma grande variedade de ações diferentes, com algumas ações se repetindo, principalmente as relacionadas à gestão de classe
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