A Experiência de Aprendizagem Mediada na Educação Científica: Promovendo o Protagonismo Argumentativo em Alunos do Sexto Ano sobre o Formato da Terra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32006

Palavras-chave:

: Educação Científica, Protagonismo Argumentativo, Experiência de Aprendizagem Mediada.

Resumo

Compreender o processo argumentativo e sua construção, revela-se fundamental em um ambiente de ensino e aprendizagem voltado para a educação científica e o desenvolvimento da cidadania. Assim, este artigo se dedica a analisar a eficácia da implementação da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM), conforme proposta por Feuerstein (1990), como estratégia pedagógica, para estimular o protagonismo argumentativo entre 41 estudantes do sexto ano do ensino fundamental no ano de 2023, com ênfase na compreensão do formato do planeta Terra. Os dados apresentados foram obtidos, por meio de uma das sequências pedagógicas elaboradas no âmbito da pesquisa de doutorado do autor principal. Tanto a pesquisa quanto este artigo estão fundamentados no paradigma qualitativo. A atividade foi aplicada aos estudantes, e as produções escritas foram coletadas e submetidas a análise qualitativa, seguindo as diretrizes de Yin (2016). Os resultados obtidos revelam que 26,81% dos estudantes foram capazes de construir um texto argumentativo, enquanto 56,09% conseguiram listar elementos pertinentes à argumentação. Por outro lado, 14,63% desenvolveram argumentações incompletas, e 2,43% não concluíram a atividade. Tais dados, indicam que a EAM demonstrou ser eficaz em estimular a produção de argumentações escritas pela maioria dos estudantes envolvidos na pesquisa.

 

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

MIRANDA, R. S.; LORENCINI JÚNIOR, Álvaro. A Experiência de Aprendizagem Mediada na Educação Científica: Promovendo o Protagonismo Argumentativo em Alunos do Sexto Ano sobre o Formato da Terra. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 127–152, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.32006. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32006. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê