O estado avaliador e o centro de políticas públicas e avaliação da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.34289

Palavras-chave:

Políticas educacionais; Estado avaliador; Centro de políticas públicas e avaliação da educação.

Resumo

Neste estudo, apresentamos e problematizamos o mapeamento dos sistemas estaduais de avaliação no Ensino Fundamental dos estados brasileiros, assessorados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd). Partimos do pressuposto de que o CAEd constitui um modo de fomento e consolidação de ações do Estado Avaliador nas Políticas de avaliação da educação básica no Brasil, influenciando diretamente as decisões pedagógicas e administrativas. Para a análise, fundamentamo-nos em abordagem de tipo qualitativa, com pesquisa documental e bibliográfica; definimos como fontes primárias o site do CAEd, os portais de avaliação de cada estado, além de relatórios institucionais de cada estado. Constatamos a expansão dos sistemas de avaliação em larga escala nas 27 unidades federativas, sendo que apenas 2, Roraima (RR) e Rio de Janeiro (RJ), não possuíam o sistema assessorado pelo CAEd, explicitando o CAEd como fomentador e consolidador da proeminência do Estado Avaliador, impactando nas políticas educacionais e nos processos de ensino e aprendizagem.

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Publicado

19-12-2025

Como Citar

MARCELY DEVES , K.; MARILENE ZAGO FIGUEIREDO, I.; COSSETIN, M. O estado avaliador e o centro de políticas públicas e avaliação da educação. Temas & Matizes, [S. l.], v. 19, n. 35, p. 111–133, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v19i35.34289. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/34289. Acesso em: 21 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA AMÉRICA LATINA: ANÁLISES CRÍTICAS DAS ORIENTAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS