Educação do corpo, escolarização e modernidade: apontamentos esparsos
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v4i7.35
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Fundação Araucária — CNPq
Resumo
RESUMO: Neste trabalho privilegiamos a educação do corpo como objeto primeiro das nossas preocupações. O seu intuito é estabelecer possíveis correlações entre o processo de escolarização, a educação do corpo e as representações que vinculavam esses dois elementos à modernidade que se procurava instaurar no Brasil na passagem do século XIX para o século XX. Pretendemos com o seu desenvolvimento contribuir com o incremento da história e da historiografia da educação brasileira, notadamente a partir da compreensão do fenômeno supracitado no Estado do Paraná. Nosso universo documental estabeleceu-se a partir do acervo do Departamento Estadual de Arquivo Público (DEAP), no Paraná. PALAVRAS-CHAVE: História da educação; Educação do Corpo; Modernidade. Education of the body, school process and modernity: dispersed notes ABSTRACT: In this work we are privileging the body education objective as our first worries. The reason is set possibilities of relationships between the school process, the body education and the representation that link the both to the modernity it was introducing on Brazil between the ages XIX and XX. We intend with it development contribute with the History and Historiography of Brazilian education, sharing the comprehension of this phenomenon that was quote on Paraná State. Our documents universe formed with the gathering of Arquivo Público do Paraná. KEYWORDS: History of education; Body Education; Modernity.Downloads
Publicado
28-08-2007
Como Citar
OLIVEIRA, M. A. T. de; PUCHTA, D. R. Educação do corpo, escolarização e modernidade: apontamentos esparsos. Temas & Matizes, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 83–90, 2007. DOI: 10.48075/rtm.v4i7.35. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/35. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
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Dossiê: Corpo e Cultura
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