O REFORMISMO SOCIAL-DEMOCRATA DE ROBERT CASTEL: Uma resposta às metamorfoses da Questão Social
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v9i17.4703Palavras-chave:
Questão Social, Reforma, Trabalhadores Assalariados.Resumo
O presente artigo tem como proposta apresentar compreensão de Questão Social por Robert Castel, em sua Obra, Metamorfose da Questão Social: Uma Crônica do Salário, Vozes, 1988. Com rigor teórico, Castel mostra-nos com o movimento da constituição da sociedade assalariada, os elementos contraditórios presente em sua totalidade e as ações que o projeto societário burguês tem sedimentado a partir da última quadra do século XIX. A resposta para impedir o aprofundamento da crise burguesa que assola a classe trabalhadora materialmente e espiritualmente, no período pós 1970, encontra-se para Robert Castel na retomada do Welfare State. Uma saída que não tem nenhuma preocupação em interferir nas estruturas da sociedade capitalista, ou seja, nos meios fundamentais responsáveis pela produção e reprodução social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.