O projeto de extensão espaço social e a dinâmica de interdisciplinariedade
DOI:
https://doi.org/10.48075/p43dhw87Palabras clave:
Ciências Humanas; Identidades; Interdisciplinaridade.Resumen
O objetivo deste trabalho é descrever as experiências do projeto de extensão Espaço Social, cujo propósito foi o fomento de uma formação interdisciplinar entre as áreas das Ciências Humanas para uma concepção ampliada e polifônica do espaço social com ênfase na relação ensino, pesquisa e extensão. O trabalho foi desenvolvido na cota 2013-2014 realizado no campus III da Universidade Estadual da Paraíba. Como prática pedagógica a realização de 10 módulos de 15 horas aula (8 em sala e 7 extraclasse) com as mais diversas extrações teóricas, tendo como dia de execução o sábado em 2 turnos, matutino e vespertino. A metodologia do artigo foi a realização de uma pesquisa qualitativa e participativa com um caráter descritivo, sendo desenvolvida a partir de um relato de experiência. A extensão totalizou 150 horas de atividades para contabilizar em complementação da carga horária aos estudantes de graduação ou de formação completar aos profissionais em atividade. Como prática pedagógica, adotamos como metodologia aulas expositivas dialogadas, debates, discussão dos audiovisuais, que foram combinados com trabalhos de campo para observação socioespacial. Essa foi uma prática de fomento para produção de trabalhos de final de curso, dentre outras atividades científicas como artigo em uma revista de extensão. Além disso, possibilitou uma integração de caráter interdisciplinar e alcance social aos extensionistas de uma região de vulnerabilidade econômica.
Referencias
B BRASIL. Ministério do Turismo. Módulo Operacional 3: Institucionalização da Instância de Governança Regional. Brasília: MTur, 2007.
BACELAR, T. Por Uma Política Nacional de Desenvolvimento Regional. Revista Econômica do Nordeste, v. 30, n. 156, p. 144-161, 1999.
BOISIER, S. Em busca do esquivo Desenvolvimento Regional: entre a caixa-preta e o projeto político. Planejamento e Políticas Públicas, n. 13, p. 111-147, 1996.
BORGES, C. H. L.; GUZMÁN, S. J. M. Cultura e Turismo como Vetores de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável para a Baía de Camamu – BA. In: SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO, 6., 2009, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ANPTUR, 2009.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
BOURDIEU, P. A miséria do mundo. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
CORIOLANO, L. N. M. T.; SILVA, S. C. B. M. Turismo e geografia: abordagens críticas. Fortaleza: UECE, 2005.
DALLABRIDA, V. R. (org.). Governança territorial e desenvolvimento: descentralização político-administrativa, estruturas subnacionais de gestão do desenvolvimento e capacidades estatais. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.
FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2021.
FERNANDES, P. J. C. Desafios para a efetivação de um projeto interdisciplinar na contemporaneidade: Um diálogo com Jürgen Habermas e Ivani Fazenda. Revista Interdisciplinaridade, n. 6, p. 44-55, 2015.
FUINI, L. L. A governança territorial e suas manifestações: arranjos produtivos locais (apls) e circuitos turísticos. Revista da Casa da Geografia de Sobral, v. 13, n. 1, p. 9-22, 2011.
FÓRUM REGIONAL DE TURISMO SUSTENTÁVEL DO BREJO PARAIBANO (FRTSBP). Ata de fundação do Fórum Regional de Turismo do Brejo. Bananeiras, 2006.
HOBSBAWM, E. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2007.
LIMA, M. C. O humanismo crítico de Edward W. Said. Lua Nova, n. 73, p. 71-94, 2008.
MAGALHÃES, M. Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
MARTINS, P. H. A sociologia de Marcel Mauss: Dádiva, simbolismo e associação. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 73, 2005. DOI: 10.4000/rccs.954. Disponível em: http://journals.openedition.org/rccs/954. Acesso em: 20 mar. 2023.
MEDINA, J. C. Turismo y Construcción del Espacio Urbano. In: OLIVEIRA, H. L. L.; SEIDEL, R. H. (org.). Pós-colonialismo, Globalização: Cultura e Desenvolvimento em Questão. Feira de Santana: UEFS/Núcleos Canadenses, 2008.
NEVES, D. P. Assentamento Rural: Confluência de formas de inserção social. Estudos Sociedade e Agricultura, n. 13, p. 5-28, 1999.
NEVES, R. C. Os Estudos Pós-Coloniais: um Paradigma de Globalização. Babilónia, n. 6/7, p. 231-239, [s.d.].
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO (OMT). Desenvolvimento de turismo sustentável: Manual para organizadores locais. Madri: OMT, 1994.
PAIVA NETO, F. F.; COSTA, F. F. D. Espaço social (visões e revisões): experimentos de uma atividade interdisciplinar. Revista ELO - Diálogos em Extensão, v. 2, n. 2, p. 89-96, 2013.
PONTUSCHKA, N. N. Interdisciplinaridade: Aproximações e Fazeres. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 14, p. 100-124, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/376. Acesso em: 14 mar. 2023.
RODRIGUES, A. M. Estatuto da Cidade: função social da cidade e da propriedade. Alguns aspectos sobre população urbana e espaço. Cadernos Metrópole, n. 12, p. 9-25, 2004.
ROSENAU, J. N. Governança sem governo. São Paulo: Editora UnB, 2002.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2006.
SILVESTRE, S.; TELES, M. M. F. As Interfaces da Produção do Espaço Turístico no Brejo Paraibano. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 16., 2010, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: [s. n.], 2010.
SCHENATO, V. C. Economia Moral e Resistências Cotidianas no Campesinato: Uma leitura a partir de E.P. Thompson e James Scott. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS CONTRA A POBREZA E A DESIGUALDADE, 1., 2010. Anais [...]. 2010. p. 89-107.
SILVA, M. A. M. Experiência e memória na bagagem dos caminhantes da terra. Teoria & Pesquisa, v. 49, p. 35-65, 2006.
THIESEN, J. S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, p. 545-554, 2008.
VEIGA, J. E. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Francisco Fagundes de Paiva Neto

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.