Juventudes e foregrounds: significados e intenções de aprendizagem na escola
DOI:
https://doi.org/10.48075/174ybj44Palabras clave:
Juventudes; Foregrounds; Aprendizagens; Escolas.Resumen
Este manuscrito objetiva apresentar uma reflexão acerca de juventudes, foreground e o potencial da escola na promoção de intenções de aprendizagem, defendendo que o significado atribuído a ela pelos estudantes está intrinsicamente relacionado às suas condições sociais, políticas, culturais e econômicas e como ele as interpreta. A metodologia empregada consistiu em um estudo teórico-bibliográfico, fundamentada na perspectiva da Educação Matemática Crítica. O termo “juventudes” é abordado no plural para refletir a diversidade de modos de ser jovem e a construção coletiva das culturas juvenis em diversos ambientes. O conceito de foreground, central nesta reflexão, é compreendido como as oportunidades sociais de um indivíduo, englobando suas intenções, expectativas, aspirações, esperanças e visão de futuro. O foreground possui uma dimensão externa, referente às oportunidades e obstáculos do ambiente, e uma dimensão interna, que diz respeito à interpretação subjetiva dessas possibilidades e experiências de vida. Os resultados indicam que o trabalho do educador, ao promover o diálogo crítico e considerar as condições e os “conhecimentos feitos” dos estudantes, é basilar para que os jovens alcancem novas interpretações de suas realidades, compreendam novas possibilidades ou reconheçam obstáculos, e, assim, possam reelaborar seus foreground. Conclui-se que a influência do foreground nas intenções de aprendizagem é um fator determinante no desenvolvimento educacional.
Referencias
ABRAMO, H. W. O uso das noções de adolescência e juventude no contexto brasileiro. In: FREITAS, M. V. (org.). Juventude e adolescência no Brasil: referências conceituais. São Paulo: Ação Educativa, 2005. p. 19-35.
APOLINÁRIO, V. G.; BERNARDI, L. S. Os conceitos estruturantes de foreground sob as lentes da pesquisa brasileira. REnCiMa, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1-20, abr./jun. 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n3a37. Disponível em: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a37. Acesso em: 04 jan. 2023.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BERNARDI, L. S.; CALDEIRA, A. D.; DUARTE, C. G. Posição de fronteira e produção de significados na Educação Matemática indígena. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, n. esp., p. 172-190, 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3305. Acesso em: 04 jan. 2023.
BIOTTO FILHO, D. Foregrounds e matemática: você tem fome de quê? Perspectivas da Educação Matemática, Campo Largo, v. 7, n. 14, p. 237-247, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/882. Acesso em: 23 abr. 2024.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 05 jan. 2024.
BRASIL. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Brasília, DF, 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm. Acesso em: 05 jan. 2024.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
DAYRELL, J. (org.). Por uma pedagogia das juventudes: experiências educativas do Observatório da Juventude da UFMG. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2016.
DAYRELL, J. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, esp., p. 1105-1128, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/RTJFy53z5LHTJjFSzq5rCPH/?format=pdf. Acesso em: 06 jan. 2023.
DINIZ, A. M. R. Os foregrounds de estudantes quilombolas e suas intenções em aprender matemática. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35517. Acesso em: 05 mar. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.
LEÓN, O. D. Adolescência e juventude: das noções às abordagens. In: FREITAS, M. V. (org.). Juventude e adolescência no Brasil: referências conceituais. São Paulo: Ação Educativa, 2005. p. 9-18.
OBSERVATÓRIO DA JUVENTUDE NA IBERO-AMÉRICA. Pesquisa Juventudes no Brasil 2021. São Paulo: Fundação SM, 2021. Disponível em: https://oji.fundacion-sm.org/pesquisa-juventudes-no-brasil-2021/?lang=pt-br. Acesso em: 20 jan. 2022.
PELINSON, N. C. P. Educação financeira crítica: uma perspectiva de empoderamento para jovens campesinos. 2015. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, 2015.
PERALVA, A. O jovem como modelo cultural. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 5-6, p. 15-24, 1997.
PIOVESAN, J. C.; BERNARDI, L. S. Reelaboração de foreground: orquestrando futuro com os professores. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11858, 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11858. Acesso em: 08 mar. 2024.
RODRIGUES, C. Atualidade do conceito de interseccionalidade para a pesquisa e prática feminista no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 10., 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: [s. n.], 2013. p. 1-12. Disponível em: http://www.fazendogenero.ufsc.br/10/resources/anais/20/1384446117_ARQUIVO_CristianoRodrigues.pdf. Acesso em: 06 jan. 2023.
SEVERO, M. S. Direitos sociais dos jovens no Brasil: concepções e experiências. Segurança Urbana e Juventude, Araraquara, v. 3, n. 2, p. 1-18, 2010.
SKOVSMOSE, O. Foreground dos educandos e a política de obstáculos para aprendizagem. In: RIBEIRO, J. P. M. et al. (org.). Etnomatemática: papel, valor e significado. 2. ed. Porto Alegre: Zouk, 2006.
SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: a questão da democracia. 6. ed. Tradução de Abgail Lins e Jussara de Loiola Araújo. Prefácio de Marcelo C. Borba. Campinas, SP: Papirus, 2013.
SKOVSMOSE, O. Um convite à educação matemática crítica. Campinas: Papirus, 2014.
SKOVSMOSE, O. Interpretações de significado em educação matemática. Bolema, Rio Claro, v. 32, n. 62, p. 764-780, dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/ZjCDBBqhjvJXQ5vHrjkSC3R/?format=pdf. Acesso em: 23 mar. 2024.
TESSARO, M.; BERNARDI, L. S. O futuro pode ter muitos nomes: significando o foreground. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 415-432, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5898. Acesso em: 23 mar. 2024.
VIEIRA, D. M. S. Juventudes: intenções de aprendizagens, projetos de vida e foregrounds. 2023. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Dionéia Maria Samua Vieira, Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Luis Pedro Hillesheim

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.