POLÍTICAS PÚBLICAS NO URUGUAI EM TEMPOS DE MUJICA – O IMPACTO DA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO E DA MACONHA SOBRE A MÍDIA DIGITAL BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v22i43.12640Palavras-chave:
Uruguai, Políticas Públicas, Regulamentação da maconha, Aborto.Resumo
Este artigo visa analisar o impacto de algumas políticas públicas adotadas durante a gestão de José Mujica, no Uruguai, sobre o a mídia digital brasileira, enfatizando a descriminalização do aborto e a regulamentação da maconha. A onda de medidas liberais iniciadas por Mujica no atual governo teve repercussão mundial, sobretudo com a aprovação das leis nº 18.987, de 22 de outubro de 2012 (lei do aborto), e nº 19.172, de 06 de maio de 2014 (lei da maconha). Consequentemente, é neste ponto que o presente trabalho se concentra, analisando a repercussão dos dois projetos de leis na mídia brasileira e sua influência sobre o movimento de ativistas. Os poucos dados referentes ao primeiro balanço de tais medidas são positivos, observando-se que, no caso do aborto, os dados divulgados pelo governo em 2014 indicam que não houve nenhuma morte decorrente do processo no serviço de atendimento público. No tocante ao caso da legalização da maconha, não existem dados disponíveis, pois a lei só começará a ser aplicada a partir do ano que vem.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.