Desdemocratização em curso: o que pensam os jovens sobre o conceito substantivo democracia

Autores

  • Ana Paula Rodrigues Carvalho UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v27i2.31097

Palavras-chave:

democracia, ensino de História, aprendizagem, conceito substantivo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as ideias que estudantes do ensino médio apresentaram sobre o conceito substantivo democracia. O recorte aqui apresentado resulta da análise realizada com base nas narrativas obtidas através de questionários que exploravam aspectos relacionados à temática democracia, tanto do ponto de vista procedimental como normativo. O conceito de democracia apresentado pela amostra revelou um forte vínculo com os aspectos procedimentais sobretudo no que diz respeito ao princípio de representatividade, ao mesmo tempo em que apresentou uma alta taxa de desconfiança nas instituições democráticas.

Biografia do Autor

Ana Paula Rodrigues Carvalho, UNICENTRO

Doutora em História pelo Programa de Pós-  Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em História pelo Programa de Pós-  Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora colaboradora do Departamento de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). E-mail: anapaularcb77@gmail.com.   

Referências

AVRITZER, Leonardo. Corrupção: ensaios e críticas. Editora UFMG, 2008.

BINENBOJM, Gustavo. Uma teoria do direito administrativo: direitos fundamentais, democracia e constitucionalização. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.

BOBBIO, Noberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

BOBBIO, Noberto. Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos clássicos. 6ª ed. Rio de Janeiro: Campos, 2000.

BOBBIO, Norberto; MATEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política (2 volumes). Trad. Carmen C. Varrialle, Gaetano Loiai Mônaco, João Ferreira, Luis Guerreiro Pinto Cacais, Renzo Dini. Brasília:Unb, 2004.

CHARMAZ, Kathy. A Construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

DAHL, Robert Alan. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: Edusp, 1997.

DAHL, Robert Alan. Sobre a democracia. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

DE SOUZA, Lucas L.; PEREZ FILHO, Augusto Martinez. Democracia participativa como forma de proteção dos direitos coletivos. Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE), v. 5, n. 1, p. 309-329, 2017.

FERRAJOLI, Luigi. La democrazia costituzionale. Revus [Online], n.18, pp. 69-122, 2012.

FERRAJOLI, Luigi. Intervista a Luigi Ferrajoli. [Entrevista concedida a] Alfonso García Figueroa. Diritto e questioni pubbliche, v.5, pp. 163-179, 2005.

FUKS, Mario; CASALECCHI, Gabriel; DAVID, Flavia; GONÇALVES, Guilherme. Qualificando a adesão à democracia: quão democráticos são os democratas brasileiros? Revista Brasileira de Ciência Política, v. 3, n. 1, 2016.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Volume II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

HABERMAS, Jürgen. Três modelos normativos de democracia. Lua Nova, n. 36, pp. 39-53, 1995.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio, 2006.

LAGOS, Marta. El fin de la tercera ola de las democracias. Informe Latinobarómetro, 2018. Disponível: ttp://www.latinobarometro.org/lat.jsp.

LUBENOW, Jorge Adriano. Esfera pública e democracia deliberativa em Habermas: modelo teórico e discursos críticos. Kriterion, Belo Horizonte, n. 121, pp. 227-258, 2010.

MARQUES, Ângela Cristina S. As intersecções entre o processo comunicativo e a deliberação pública. In: MARQUES, Ângela Cristina S. (Org. e trad.). A deliberação pública e suas dimensões políticas comunicativas: textos fundamentais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

MARTIN, F. Gerard. Thinking about Historical Thinking in the Australian Curriculum: History. 2012. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Graduate School of Education, University of Melbourne, Melbourne, 2012.

MOISÉS, José Álvaro. Cultura Política, Instituições e Democracia – lições da experiência brasileira. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 23, n. 66, p.11-44, 2008.

NUSSBAUM, Martha. Non per profitto:Perché le democrazie hanno bisogno dela cultura umanistica. Bologna: Il Mulino, 2011.

REPUCCI, Sarah; SLIPOWITZ, Amy. Democracy under Siege. Freedom in The world 2021. Disponível em: < https://freedomhouse.org/report/freedom-world/2021/democracy-undersiege>

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. Tradução: Rolando Roque da Silva. Edição eletrônica: Ed. Ridendo Castigat Mores, 2002. Disponível em: .

SCHMITTER C. Philippe. Reflexões sobre o conceito de “política”. Rev. Dir. Públ. e Ciência Política, Rio de Janeiro, v. 8, n. 9, 1965.

TILLY, Charles. Democracia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

UGARTE, P. Salazar. Que participação para qual democracia? In: COELHO, Vera Schattan; NOBRE, Marcos (org.). Participação e deliberação: teoria democrática e experiências institucionais no Brasil contemporâneo. São Paulo: Ed. 34, 2004.

Downloads

Publicado

25-12-2023

Como Citar

RODRIGUES CARVALHO, A. P. Desdemocratização em curso: o que pensam os jovens sobre o conceito substantivo democracia: . Tempos Históricos, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 43–74, 2023. DOI: 10.36449/rth.v27i2.31097. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/31097. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: "O historiador e a formação histórica: espaços de práticas"