A questão política no império brasileiro diagnósticos formulados nos anais do congresso agrícola do Recife (1878)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v11i11.1780Abstract
Esta comunicação trata do posicionamento dos participantes do Congresso Agrícola do Recife (1878) sobre as políticas empreendidas pelo Estado Imperial para o Nordeste brasileiro. Os anais do encontro revelam que os produtores nordestinos tinham plena consciência de que a nova conjuntura mundial, marcada pela “Segunda Revolução Industrial”, delineava a necessidade de transformar a decadente agroindústria da região, para torná-la competitiva no mercado mundial do açúcar. Face a isto, diagnosticaram que um conjunto de transformações deveria ser posto em prática. Entre as transformações estariam as reformas nas políticas conduzidas pelo Estado Imperial para a região, tais como: o fim da corrupção entre os partidos políticos e o sistema eleitoral; mudanças na política hipotecária e na política tributária; o endurecimento de leis em combate a vadiagem e criminalidade, etc.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.