TRABALHO RURAL, CONFLITOS DE TERRA E IMPUNIDADE EM CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA (PA): O QUE OS GOVERNOS MILITARES SABIAM?
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v22i2.20671Keywords:
Conflitos de terra, Pará, Serviço Nacional de Informações, Impunidade.Abstract
Aborda o processo de ocupação de terras no sul e sudeste do Pará, especificamente na região de Conceição do Araguaia, durante a primeira metade da década de 1970. Demonstra a partir de documentações produzidas pelo Serviço Nacional de Informações (SNI), como o governo possuía informações privilegiadas sobre os conflitos de terra no estado. Sobre os conflitos, aponta para o fato de que, naquele período, os governos militares sabiam que havia um descompasso no processo de implementação da lei na região, o que privilegiava a atuação de “tipos regionais” como o empresário e o fazendeiro que, ao estabelecer um aparato violento e opressor, impunham seus interesses, beneficiando-se do desaparelhamento das policias e da ausência do Poder Judiciário para se manter impunes em relação aos crimes praticados.
Palavras-chave: Conflitos de terra; Pará; Serviço Nacional de Informações; Impunidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.