Aprender a empreender: o desafio da universidade para a formação inicial de professores

Authors

  • Elizabeth Gottschalg Raimann
  • Leislainy Moraes Castro

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v26i2.29192

Keywords:

Formação inicial de professores. Empreendedorismo. BNC-formação de professores da educação básica. Educação superior.

Abstract

Learning how to undertake: the challenge of universities for the initial teacher training.

Initial and continuing teacher training is part of teacher professionalization. In the context of the global movement, in 1990, Education for All, documents and guidelines produced by international organizations then guided countries, such as Brazil, to improve the quality of education aiming, among other inputs, to the initial training of teachers. Through documental analysis, documents from UNESCO and MEC, the objective is to problematize the BNC – initial teacher training for basic education. The article presents elements of analysis for the understanding of the entrepreneurial discourse existent, since the 2000s, in the guidelines of teacher training for basic education, in accordance with the liberal project of education, in the demands of society and the knowledge economy.

Keywords: Initial teacher training. Entrepreneurship. BNC- teacher training for basic education. Higher education.

Author Biographies

Elizabeth Gottschalg Raimann

Universidade Federal de Jataí

Leislainy Moraes Castro

Docente da rede pública de ensino no município de Rio Verde/GO; mestranda em educação do Programa de Pós-graduação em Educação da UFJ.

References

AGÊNCIA BRASIL. Licenciaturas terão mais um ano para atualizar os currículos. Notícia. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2021-08/licenciaturas-teraomais-um-ano-para-atualizar-os-curriculos Acesso em: 23 abr 2022.

ANPED. Manifesto GT8 e ANPED parecer CNE para BNC- Formação continuada. Manifesto, 18/06/2020. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/manifesto-gt-08-e-anped-parecer-cne-para-bncformacao-continuada Acesso em: 15 mar 2022.

ANPED. Posição da ANPED sobre o “texto referência - Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação inicial e continuada de professores da educação básica". Uma formação formatada. 09/10/ 2019. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/posicao-da-anped-sobre-textoreferencia-dcn-e-bncc-para-formacao-inicial-e-continuada-de . Acesso em: 13 abr. 2022.

ANPED. v.16, n.46, jan- abr 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/VJmZWSR66pkB3948p76yRVx/?lang=pt Acesso em: 25 abr. 2022.

ANTUNES, A. A quem interessa a BNCC? EPSJV/Fiocruz. Rio de Janeiro. Nov. 2017. Seção Reportagem. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/a-quem-interessa-a-bncc Acesso em: 13 jul. 2021.

APUFSC. MEC prorroga prazos ... Notícias, 06/08/2021. Disponível em: https://www.apufsc.org.br/2021/08/06/mec-prorroga-prazo-para-adequacao-decursos-de-licenciatura/ Acesso em: 20 mar. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. CNE/CP Nº 2, de 1º de julho de 2015 Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file Acesso em: 25 abr. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=77781%E2%80%9D Acesso em: 25 abr 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n.º 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2020-pdf/164841-rcp001-20/file Acesso em: 10 abr 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n.º 1/2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf Acesso em: 24 abr. 2022.

BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Brasília, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm Acesso em: 24 abr 2022.

BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Brasília, DF, 2009. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=DEC&numero=6755&ano=2009&ato=489ETVU1UeVpWT68f Acesso em: 24 abr. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 26 jun. 2014, Edição Extra, p. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2014/lei/l13005.htm .Acesso em: 26 jan. 2021.

CÁSSIO, F. (Org). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 73-79.

CATINI, C. Educação e empreendedorismo da barbárie.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. 7.ed. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC: UNESCO, 2002.

DUARTE, N. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. In: DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas: Autores Associados, 2003. p. 5-16.

EVANGELISTA, O.; FIERA, L.; TITTON, M. Diretrizes para formação docente é aprovada na calada do dia: mais mercado. Universidade à Esquerda–Jornal Socialista e Independente, 14 de novembro de 2019. Disponível em: https://universidadeaesquerda.com.br/debate-diretrizes-paraformacao-docente-e-aprovada-na-calada-do-dia-mais-mercado/ . Acesso em: 27 abr. 2022.

FREITAS, H. C. L. de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 23, n.80, p.137-167, setembro 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hH5LZRBbrDFKLX7RJvXKbrH/?lang=pt.Acesso em: 20 abr. 2022.

FREITAS, Helena de. Blog. CNE prorroga prazo para adequação à Resolução 02.2019. 05/08/2021. Disponível em: https://formacaoprofessor.com/2021/08/05/cne-prorroga-prazo-para-adequacaoa-resolucao-02-2019/ .Acesso em: 09 abr. 2022.

FRIGOTTO, G. Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI. Revista Brasileira de Educação.

HADDAD, F. O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008.

IANNI, O. Teorias da globalização. 16ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

MAYOR, F. Introdução. In: A UNESCO e a Educação na América Latina e Caribe: 1987- 1997.

OEI. Metas educativas 2021: educação que queremos para a geração dos bicentenários. Tradução para o português por Lélia Almeida e Claúdia B. Soares Pereira Pinto. Versão em espanhol. Organização dos Estados Iberoamericanos, 2008. Disponível em: https://www.oei.org.br/pdf/metas2021_portugues.pdf Acesso em: 24 abr 2022.

OLIVEIRA, M. T. C. de; BARÃO, G. O. D. Trabalho e Formação Docente no contexto do desmonte da educação pública no Brasil. Revista Trabalho, Política e Sociedade. vol. 5, nº 09, p. 463-482, jul-dez. 2020. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/692/937 Acesso em: 13 abr. 2022.

RAIMANN, E. G. Concepções de trabalho e profissionalização docente: sua redução à ação empreendedora. 2015. 259 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Uberlândia, MG.

RAIMANN, E. G.; GUARDA, J. A. da. A formação de professores e o Plano Municipal de Educação: avanços ou retrocessos? In: RAIMANN, A. et al (Orgs.) Formação docente: debates contemporâneos. Curitiba: Editora CRV, 2019, p. 47-62.

SHIROMA, E. O.; CAMPOS, R. F.; GARCIA, R. M. C. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise dedocumento. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 427-446, jul. /dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9769 .Acesso em: 13 set. 2020.

TARLAU, R.; MOELLER, K. O consenso por filantropia: como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 553-603, maio/ago. 2020. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss2articles/tarlau-moeller.pdf Acesso em: 16 abr. 2022.

UNESCO,Santiago, Chile, 1998. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000294.pdf .Acesso em: 20 out 2022.

UNESCO. A UNESCO e a Educação na América Latina e Caribe: 1987- 1997.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, Jomtien, 1990. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000086291_por Acesso em: 10 out. 2022.

UNESCO. Educación y conocimiento: eje de la transformación productiva com equidad. CEPAL/UNESCO, 1992.

UNESCO. Relatório de monitoramento de educação para todos Brasil 2008: educação para todos em 2015; alcançaremos a meta? Brasília: 2008. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001592/159294por.pdf Acesso em: 10 out. 2022

UNESCO-Santiago, Chile, 1998. p. 5-8.

Published

21-12-2022

How to Cite

GOTTSCHALG RAIMANN, E.; MORAES CASTRO, L. . Aprender a empreender: o desafio da universidade para a formação inicial de professores. Tempos Históricos, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 9–29, 2022. DOI: 10.36449/rth.v26i2.29192. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/29192. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático