DA PROTEÇÃO À NATUREZA AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A DEFESA AMBIENTAL NO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v15i2.7202Keywords:
proteção à natureza, movimentos ecologistas, desenvolvimento sustentável, história da ecologia no Rio Grande do Sul, história ambiental.Abstract
Neste artigo, propomos uma abordagem histórica, relacionando acontecimentos locais e globais que influenciaram as lutas pela conservação e preservação da natureza no Rio Grande do Sul. Nos anos 1930-60, a proteção à natureza enfocou o reflorestamento, a luta contra a caça ilegal, a construção de parques naturais, entre outros temas. Na década de 1970, com a constituição de movimentos ecológicos, ocorreram campanhas contra a poluição do ar, das águas, da energia nuclear, etc; algumas vitoriosas, outras não. Nos anos 1980-90, o debate se renova no conceito de desenvolvimento sustentável, envolvendo tanto entidades ambientalistas quanto empresas. As reivindicações ambientalistas, embasadas em princípios educativos, representaram uma importante forma de exercício da cidadania, em âmbito local e planetário.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.