A ação de uma companhia privada de colonização no processo de ocupação do Norte Paranaense
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v4i1.8001Keywords:
Cafeicultura, colonização planejada, Norte do ParanáAbstract
O presente artigo traz algumas informações e análises sobre uma série de elementos que compõem a formação histórico-espacial do Norte do Estado paranaense. Trata-se da incorporação do Norte do Paraná ao processo de acumulação capitalista, apartir da expansão da cafeicultura paulista sobre essa porção do Paraná. Aproveitando-se dessa conjuntura favorável para seus objetivos, foi desencadeado um conjunto de ações por parte de uma empresa privada de colonização - a Companhia de Terras Norte do Paraná -, a qual empreendeu um projeto imobiliário de grande escala que iria adquirir fama nacional. Esse projeto deixou registrado, na organização espacial planejada inicialmente, as bases da ocupação agrária, urbana e rodo-ferroviária, as quais, ainda nos dias de hoje influenciam a realidade enquanto um fator espacial socialmente constituído.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.