A construção de um discurso historiográfico relativo aos guarani: ensaio de teoria e metodologia
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v5i0.8014Keywords:
Guarani, história, teoria, metodologia, fontes históricasAbstract
Este artigo versa sobre as possibilidades e as limitações implícitas na produção de um conhecimento historiográfico a respeito dos Guarani no Oeste do Estado do Paraná num passado recente, considerando a disponibilidade documental, a diversidade cultural e a subjetividade inerente ao discurso histórico. Afirma-se, por conseguinte, que é possível ordenar uma história acerca deste povo, desde que não haja a pretensão de deslindar este índio como ele realmente é, mas sim, partindo de referenciais teórico-metodológicos sólidos e de uma investigação documental rigorosa, compreender que a imagem engendrada em referência ao devir dos Guarani meramente significa um real, concebido de uma maneira determinada em virtude das fontes empregadas, dos aportes teóricos utilizados e dos sentidos atribuídos pelo sujeito-historiador à realidade examinadaDownloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.