PELAS RUAS DA CIDADE: MENDICIDADE, VADIAGEM E LOUCURA NA CORTE IMPERIAL (1850-1889)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v20i1.14678Resumen
Durante a segunda metade do século XIX, foram executadas as primeiras medidas de repressão à população mendicante da cidade do Rio de Janeiro, que então se modernizava. Tratava-se, pois, de retirar das ruas indivíduos que viviam como mendigos devido à invalidez, aqueles que mendigavam por profissão (vadios) e os que tendo enlouquecido viviam nas ruas por terem sido abandonados. Entretanto, além da execução de um projeto modernizador pelo Estado (do qual a polícia era uma ferramenta), existia uma opinião pública que se mobilizava através dos jornais clamando pelo estabelecimento de uma ordem urbana, assim como estava em curso uma disputa jurisdicional encabeçada pela categoria médica que buscava alcançar a plena responsabilidade sobre os alienados. Assim, procurando evidenciar a complexidade das relações inerentes a esse objeto histórico é que realizamos a presente análise.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.