A FERROVIA E O VALE DO CARIRI: USOS E DISCURSOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO NO SUL DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v20i2.15791Resumen
Desde o final do século XIX, a região do Cariri cearense, no sul do Estado, foi apontada como espaço destacadamente fértil, com natureza pródiga e paisagens facilmente associadas a ideia de um paraíso terrestre. Seu aspecto verdejante propiciado na presença da Chapada do Araripe foi frequentemente exaltado em discursos, jornais locais e falas de intelectuais e políticos ligados ao Ceará, e ao Cariri, mais especificamente. Contudo, longe de estar restrita a esse fato, a ideia de um Cariri com paisagens sempre verdes e terrenos extraordinariamente férteis também foi forjado no âmbito de relações e disputas sociais, como a tentativa de atrair para esse espaço os trilhos da Estrada de Ferro de Baturité. Nesse sentido, os discursos que narraram o Cariri como oásis em meio a uma terra seca tem construção histórica, que perpassaram as paisagens verdes do sopé da Chapada do Araripe, mas também perpassaram as disputas pela ferrovia.
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