O MODO DE VIDA CENOBÍTICO E SUAS REGRAS: AS DUAS REGRAS DOS PAIS COMO EXEMPLO DE DESENVOLVIMENTO DO CENOBITISMO OCIDENTAL
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v22i1.17688Palabras clave:
Regras Monásticas, cenobitismo, Regras dos PaisResumen
Este artigo objetiva apresentar discussões que marcaram a análise de duas Regras dos Pais produzidas na região da Provença no século V, consideradas fundamentais para a constituição da vida cenobítica em momento anterior ao estabelecimento e dispersão da Regra Beneditina (c. 534). Iniciaremos este artigo com a exposição da história e da constituição do modo de vida monástico cenobítico, tanto a Oriente quanto a Ocidente. Em seguida, exporemos o clássico debate entre Adalbert de Vogüé e Jean-Pierre Weiss acerca da datação das Regras para, em seguida, destacarmos aspectos estruturais de composição desses escritos, levando em consideração similaridades e discrepâncias em seus temas e abordagens, com o intuito de compreendermos como o cenobitismo tomou forma na Provença na Antiguidade Tardia e qual o papel que João Cassiano desempenhou neste processo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.