CONFLITOS DE UTOPIAS: OS EMBATES ENTRE AS ESQUERDAS E A PRODUÇÃO DO PENSAMENTO POLÍTICO NA IMPRENSA OPERÁRIA BRASILEIRA (1922)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v22i2.19259Palabras clave:
Imprensa Operária, Pensamento Político, Anarquismo, Comunismo.Resumen
Este artigo pretende apresentar algumas novas contribuições a respeito da história do pensamento político que foi produzido pela imprensa operária brasileira no início da década de 1920 sobre a questão da organização operária. Os conflitos que ocorreram no interior do movimento operário do Brasil a partir do advento da fundação do PCB já foram temas de diversos trabalhos historiográficos. Contudo, acreditamos que, não raras vezes, os preconceitos e estereótipos ideológicos não permitiram um aprofundamento do entendimento do rico pensamento político destes setores. A ascensão dos comunistas e seus conflitos com os anarquistas não fizeram com que os últimos simplesmente reproduzissem formulações dogmáticas, mas, ao contrário, isso fez com que eles construíssem novas explicações que atendessem as novas questões que foram colocadas ao movimento trabalhista.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.