A ILUSTRAÇÃO TARDIA EM PORTUGAL E OS ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE INTELECTUAL EM PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v22i2.19348Palabras clave:
Ilustração portuguesa, Maçonaria, Seminário de Olinda, Revolução Pernambucana de 1817.Resumen
Interessa-nos discutir como parte do ideário montado pelas experiências locais no Pernambuco dos séculos XVII e XVIII passou a conversar com as teorias da ilustração francesa. Para tal, exploramos os usos da ilustração em Portugal, vendo este como um Reino em processo de modernização. Nesse contexto, destacamos intelectuais que propuseram reformas inspiradas nos princípios ilustrados e outros que alertaram sobre o perigo de ideias revolucionárias. Veremos ainda como algumas ideias ilustradas se espalharam por Pernambuco, tendo nas lojas maçônicas e no Seminário de Olinda os espaços de sociabilidade intelectualfundamentais para os rebeldes de 1817. Além de observarmos como princípios que no Reino apresentaram abordagens reformistas, na colônia ganharam, por vezes, interpretações separatistas.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.