LITERATURA DE FORMAÇÃO. NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES DE MULHERES DE BOAS MANEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v22i2.19496Palabras clave:
livros de formação, mulheres, narrativa, representações.Resumen
O presente artigo está concentrado na construção histórica dos comportamentos adequados para mulheres. Nesse sentido, a fonte de pesquisa mobilizada foi um livro que contém uma série de exemplos de condutas sociais, intitulado O Marido Perfeito e a Mulher Ideal (1956). Do total de 49 (quarenta e nove) crônicas, foram selecionadas 5 (cinco), nas quais foi possível evidenciar questões relacionadas aos comportamentos femininos esperados, a afirmação de estereótipos e lugares sociais. Os textos foram abordados segundo a noção de que as narrativas constituem recursos de representação específicos em sua capacidade de representar o passado, bem como, podem ser compreendidas em diversos planos escriturários e temporais que se inscrevem em múltiplos estratos de tempo. A potencialidade de representação das narrativas evidenciou o caráter plural das presenças produzidas, dando a ver as representações construídas acerca de mulheres sob múltiplas óticas, vislumbradas na reafirmação de modos estabelecidos e, igualmente, conflitantes com as padronizações e idealizações veiculadas nas crônicas do livro.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.