DIVIDE ET IMPERA: A TENTATIVA DE DIVISÃO DO PARÁ E DA CRIAÇÃO DO ESTADO DE CARAJÁS (1984 – 1992)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v22i2.19512Palabras clave:
Carajás. Pará. Discurso. Pronunciamento. Imprensa.Resumen
Este artigo objetiva analisar os pronunciamentos em torno da criação do Estado de Carajás no Pará, perscrutando a batalha discursiva pertinente aos primeiros anos de lançamento da proposta de criação do mencionado Estado, com especial atenção na reverberação da proposta na imprensa e na movimentação política em torno do movimento pró-Carajás. O estudo de caso carajaense contribui para a compreensão da questão das propostas de redivisão das unidades federativas brasileiras, uma vez que vários aspectos discutidos neste texto iluminam questões importantes de separatismo territorial no país. O movimento pró-emancipação do Estado de Carajás reivindicou o desmembramento da região em um estado autônomo, capaz de garantir autonomia política, apropriação das riquezas locais e a reparação histórica pelo dito esquecimento da região por parte do Estado do Pará.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.