A REFORMA AGRÁRIA EM DEBATE NA ABERTURA POLÍTICA (1985-1988)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v22i2.20557Palabras clave:
Reforma agrária, Patronato rural, I PNRA, ConstituinteResumen
O artigo propõe um debate sobre as discussões travadas em torno do tema da reforma agrária durante o período conhecido como “abertura política” no Brasil, principalmente entre os anos de 1985 a 1988. Concentraremos, em especial, nos embates travados por algumas entidades patronais na promulgação do I Plano Nacional de Reforma Agrária (IPNRA) e no debate sobre a reforma agrária na Constituinte de 1988. O objetivo principal consiste em apresentar as formas de organização da classe dominante rural, resgatando a correlação de forças desenhada pelas agremiações patronais no período para combater a reforma agrária tanto no momento de elaboração do plano quanto na Constituinte.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.