SOB JURA DE SANGUE: OS MASSACRES DE CORUMBIARA E A LUTA PELA TERRA EM RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v22i2.20577Palabras clave:
questão agrária, violência, camponesesResumen
A violência contra trabalhadores rurais é crescente nos Estados da Amazônia Legal, sobretudo em Rondônia, onde há 17.099 famílias envolvidas em conflitos agrários, segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT, 2017). Este trabalho almeja contribuir para a reflexão sobre esse fenômeno, mediante elaboração de um paralelo histórico entre o Massacre de Corumbiara, ocorrido em 1985, o ocorrido em 1995, e os novos conflitos, assinalados no último triênio. O estudo foi desenvolvido em abordagem qualitativa, com fulcro no método documental e ancoragem teórica em autores como Martins (1999), Medeiros (2000) e Oliveira (2007). O recrudescimento da violência no campo aponta para o fortalecimento da aliança entre a terra e o capital, o avanço da tecnologia e do agronegócio e a ineficiência do Estado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.