O SOCIALISMO EM MOVIMENTO (PARA FRENTE OU PARA TRÁS) DA REVISTA MOVIMENTO SOCIALISTA
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v23i2.23474Palabras clave:
Marxismo, Revista Movimento Socialista, Comunismo brasileiroResumen
As folhas do calendário começavam a se preparar para as boas vindas da década de 1960 quando surge em julho de 1959 a revista marxista Movimento Socialista, que responsável pela abertura de novas veredas à compreensão teórica da vida nacional e a perspectiva revolucionária do marxismo brasileiro, gestou em seu seio as linhas mestras de uma nova experiência organizativa extremamente frutífera ao movimento comunista do Brasil. Cabendo a este artigo, apresentar essa experiência histórica ainda desconhecida, por meio de uma ampla, e ainda não realizada, análise do conteúdo vinculado por esta curta publicação de duas edições (jul/59 e dez/59).
Citas
Referências bibliográficas
BANDEIRA, L. A. M. Notas sobre a POLOP e Eric Sachs. Revista Espaço Acadêmico, Ano XVI, n. 188, janeiro/2017.
BENEVIDES, M. V. de M. O governo Kubitschek: desenvolvimento econômico e estabilidade política, 1956-1961. 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
CARONE, E. O PCB – 1943-1964. Vol. 2. São Paulo: Difel, 1982.
LEAL, L. P. Política Operária: a quebra do monopólio político, teórico e ideológico do reformismo na esquerda brasileira. Dissertação de Mestrado de História. UFF. Niterói, 1992.
LEAL, M. À esquerda da esquerda. Trotskistas, comunistas e populistas no Brasil contemporâneo (1952-1966). São Paulo: Paz e Terra, 2004.
LUCE, M. S. A teoria do subimperialismo em Ruy Mauro Marini: contradições do capitalismo dependente e a questão do padrão de reprodução do capital. A História de uma categoria. Tese de doutorado em história na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2011.
OLIVEIRA, J. A. de. POLOP: As origens, a coesão e a cisão de uma organização marxista (1961-1967). Dissertação de Mestrado em Sociologia. UNESP. Araraquara, 2007.
SANTOS, R. A primeira renovação pecebista: reflexos do XX Congresso do PCUS no PCB (1956-1957). Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1988.
STOTZ, E. Notas a respeito de Érico Sachs como periodista internacional no Correio da Manhã (1949-1951). In: PAIVA, S. Érico Sachs/Ernesto Martins um militante revolucionário entre a Europa e o Brasil. Salvador: CVM, 2016.
TRASPADINI, R.; STEDILE, J. P. (orgs). Ruy Mauro Marini: Vida e Obra. 1ª Ed, São Paulo: Expressão Popular, 2005.
Referências documentais
Editorial: As razões e a missão do “Movimento Socialista”. Revista Movimento Socialista. Rio de Janeiro, n. 1, julho de 1959a.
Editorial: Tendências Estadonovistas na Política Nacional. Revista Movimento Socialista. Rio de Janeiro, n. 2, dezembro de 1959b.
FACÓ, R. MOVIMENTO SOCIALISTA...Para trás. Novos Rumos, 28 de agosto a 03 de setembro de 1959, n. 27.
MARTINS, E. Tendências da Política Internacional. Revista Movimento Socialista. Rio de Janeiro, n. 2, dezembro de 1959.
MENDES, E. Marxismo ou Apologética Nacionalista. Revista Movimento Socialista. Rio de Janeiro, n. 1, julho de 1959a.
MENDES, E. Luiz Carlos Prestes e seus aliados. Revista Movimento Socialista. Rio de Janeiro, n. 2, dezembro de 1959b.
SINGER, P. Esbôço de uma Análise Marxista do Nacionalismo. Revista Movimento Socialista. Rio de Janeiro, n. 2, dezembro de 1959.
THOMÁS, A. S.. Verso e reverso do desenvolvimento. Revista Movimento Socialista. Rio de Janeiro, n. 1, julho de 1959a.
THOMÁS, A. S. Atualidade do manifesto comunista. Revista Movimento Socialista. Rio de Janeiro, n. 2, dezembro de 1959b.
VIDAL, L. A revolução brasileira. Revista Movimento Socialista. Rio de Janeiro, n. 1, julho de 1959a.
VIDAL, L. Nacionalização e Socialização. Revista Movimento Socialista. Rio de Janeiro, n. 2, dezembro de 1959b.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.