A presença da afetividade na formação histórica: sentido, sensibilidade e sentimento

Autores/as

  • Josias José Freire Junior Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v27i2.31177

Palabras clave:

Formação histórica, Sentido histórico, Sensibilidade, Sentimento

Resumen

Este texto tem por objetivo refletir sobre a dimensão da afetividade na formação histórica. Para tanto, serão discutidos os conceitos de sentido histórico e formação histórica a partir da obra do teórico da história Jörn Rüsen, bem como a ênfase desse autor na dimensão emocional dos processos de constituição de sentido histórico. Depois, serão apresentadas considerações sobre a dimensão sensibilidade e do sentimento nos campos da história e da educação, a partir de discussões sobre os temas na historiografia, na educação e no ensino de História. Por fim, se discutirá a importância da dimensão afetividade na formação histórica, particularmente no contexto da história escolar.

 

Biografía del autor/a

Josias José Freire Junior, Universidade Federal de Goiás

Docente na Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG). E-mail: freire.josias@gmail.com

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Publicado

25-12-2023

Cómo citar

FREIRE JUNIOR, J. J. A presença da afetividade na formação histórica: sentido, sensibilidade e sentimento. Tempos Históricos, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 95–126, 2023. DOI: 10.36449/rth.v27i2.31177. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/31177. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ: "O historiador e a formação histórica: espaços de práticas"