Subcontratação: relações de trabalho rumo ao Século XIX
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v14i1.5158Palabras clave:
trabalho, terceirização, superexploraçãoResumen
Há uma concordância mais ou menos geral entre os teóricos sobre a profunda crise orgânica vivida pelo capitalismo após a corrosão do período conhecido como “trinta anos gloriosos do capital”. Há também certa unanimidade entre os teóricos segundo a qual, desde então, a ordem do capital tornou-se muito mais agressiva ao meio ambiente e muito mais truculenta e arrogante em relação à contratualidade que liga estruturalmente trabalho e capital. Assiste-se assim ao progressivo encurtamento da contratualidade fordista/taylorista e sua substituição por uma imensa variedade de formas aviltantes de trabalho, entre as quais a terceirização, objeto de análise deste texto. A terceirização reforça a noção de que ao lado de desenvolvimento assombroso da ciência e da técnica, paradoxalmente, caminhamos para o Século XIX nas relações no trabalho.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.