NATUREZA, CAFEICULTURA E MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA NO OESTE DE SÃO PAULO: AS IDEIAS DE CARLOS ILIDRO DA SILVA (1860 – 1864)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v15i2.7207Palabras clave:
agricultura, mecanização, preservação, cafeicultura,Resumen
O presente artigo analisa as ideias Carlos Ilidro da Silva, agricultor atuante em Itu-SP, na década de 1860, sobre as condições e soluções para superar o denominado atraso da agricultura naquele período. Propõe para isso, ao invés de abrir novas áreas para agricultura, a recuperação das áreas degradadas através da mecanização, do aproveitamento de matérias vegetais, da utilização de experimentos químicos, da criação de companhias agrícolas e a da preservação de matas e florestas. Nossas principais fontes de pesquisa foram os periódicos editados por Carlos Ilidro e os artigos publicados em jornais de maior circulação na Província de São Paulo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.