Práticas da escrita de correspondências em Santa Catarina, nos anos de 1937 a 1945
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v8i1.7926Palabras clave:
Correspondências, Estado Novo, Santa Catarina, relações de gêneroResumen
Esta pesquisa analisa correspondências recebidas pelo Palácio do Governo, entre 1937 e 1945, onde constam cartas e abaixo-assinados, existentes nos acervos do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. Analisadas e interpretadas à luz dos métodos da história, estas cartas mostram que os populares se dirigiam aos governantes com narrativas de exaltação à pátria, de forma parcimoniosa e suplicante, eivados do imaginário da época que promovia a aproximação dos líderes com as massas. Percebe-se nessas relações e práticas sociais que permeiam a etnia, a geração, as relações de gênero, a classe, pedidos de clemência que perpassam a nacionalização forçada e a Segunda Guerra no Estado catarinense.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.