“Não fui por amor, fui pela dor”: reflexão acerca da cura e da conversão no pentecostalismo
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v4i1.8004Palabras clave:
Religião, ritual, pentecostalismo. curaResumen
A discussão levantada neste trabalho tem como objetivo a reflexão dos motivos pelos quais a conversão ao pentecostalismo ocorre, muitas vezes, como a busca pela cura de algum tipo de doença (seja ela física ou espiritual). Essa abordagem leva em conta as narrativas dos fiéis, principalmente da Assembléia de Deus e da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). A frase “Não fui por amor, fui pela dor” estava diretamente vinculada à conversão de diversos pentecostais entrevistados, estabelecendo, assim, uma opção religiosa advinda da promessa de cura pela salvação. No caso especifico da IURD, vemos que existe um mediador nessa relação: o dinheiro; que seria uma mediação entre a benção requerida e o responsável em promovê-la, Deus. Apresentando-se, então, como um elemento fundamental no processo ritualístico da cura.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.