O mito da descentralização política: as experiências de gestão pública e o confronto com práticas sociais perversas
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v8i1.8058Palabras clave:
Centralização, Democracia, Participação, DescentralizaçãoResumen
Este artigo trata das novas práticas sociais expressas na participação da população em espaços de debate visando à elaboração de políticas públicas. São experiências democráticas engendradas a partir da descentralização político-administrativa, iniciada no final da década de 80 e consolidada durante a década de 90. Estas novas práticas são baseadas na interação entre governo e sociedade, significando a possibilidade da construção de novas relações de poder. O artigo mostra que as características históricas e sociais dificultam a construção de novas relações de poder, com destaque para a centralização política e administrativa que marcou a história da sociedade brasileira desde a colonização e que foi reforçada em períodos autoritários, quando a participação da sociedade foi desestimulada, gerando a apatia política. O instrumento de análise é o Fórum de Desenvolvimento Local do município de Paraty/RJ, no qual a adesão de alguns grupos é difícil devido à tendência do governo local em centralizar as decisões, gerando o sentimento de ineficácia política.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.