Língua e Identidade na Diáspora Alemã (e na Pátria)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v9i1.8078Abstract
Este texto trata da função da língua na construção da identidade entre emigrantes alemães e descendentes que vivem por todo mundo. Falantes do Pennylvania Dutch (alemão da Pensilvânia – EUA) são tomados aqui como primeiro exemplo para enfocar de que forma característica da identidade grupal são construídas através do uso de variações da língua alemã e da língua inglesa. O texto também trata do papel da identidade social na mudança de língua em diferentes grupos de falantes do Pennylvania Dutch. A seguir, estudos de outras colônias alemãs nas Américas, na Austrália, na África e na antiga União Soviética são integrados à discussão. Essa análise mais ampla tem como objetivo perceber o que significa identidade alemã na diáspora, como diferentes variantes da língua alemã a constroem e como ela é mantida sem o uso da língua alemã. Finalmente, também é lançado um olhar sobre a atual Berlim para propiciar uma comparação entre diferentes perspectivas sobre identidade alemã.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.