Sexualidade, "Raça" e Nação: a construção das identidades "desviantes" no Brasil Imperial
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v9i1.8087Palabras clave:
Psiquiatria Brasileira, Sexualidade, Raça, Degeneração, Desvio SocialResumen
Durante o último quarto do século XIX, a psiquiatria brasileira estruturou seus discursos em torno da sexualidade. Ela tornou-se o principal elemento na classificação/criação das identidades "desviantes" após 1870, portanto no período de decadência do Império. A ascensão das chamadas "novas idéias" e as medidas abolicionistas fizeram emergir temores sobre a população negra – entendida como perigo social - o que levou a uma nova forma de compreensão da sociedade brasileira e de seus "desvios". Estas reflexões utilizaram a sexualidade como uma das estratégias que possibilitaram a crítica da velha ordem imperial e também a consolidação da burguesa. Tudo se passou de forma a evitar mudanças sociais mais profundas preservando desigualdades e hierarquias sociais do passado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.