Conflitos Intraestatais e Políticas de Educação Agrícola no Brasil (1930-1950)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v0i0.1233Resumo
A discussão sobre o Ensino Agrícola no Brasil girou em torno de duas vertentes: a do ensino agrícola alfabetizador e a da educação para o trabalho. Arrastando-se entre as décadas de 1930 a 1950, ela envolveu agências da Sociedade Política, sobretudo os Ministérios da Agricultura e da Educação. O trabalho, fruto de pesquisa em conclusão, evidencia aspectos desta disputa, acirrada após a Segunda Guerra Mundial, quando um conjunto de acordos de “cooperação” entre Brasil e Estados Unidos foram firmados, consolidando tanto a vertente tecnicista do Ensino Rural, quanto sua redefinição, transmutando-o da dimensão escolar à “assistência técnica” ao homem do campo. Nesse registro, o “ensino agrícola” no Brasil consolidou-se como instrumento negador dos conflitos no campo, consagrando uma identidade subalterna do trabalhador rural junto a todos os demais trabalhadores do país.Downloads
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