A REVOLUÇÃO CUBANA NO BRASIL (1959-1964): RECEPÇÃO E SOLIDARIEDADE NAS ESQUERDAS NACIONALISTAS E EM O SEMANÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v21i1.15633Resumo
O propósito central é identificar as categorias de percepção e os significados atribuídos à Revolução Cubana, entre as forças sociais e políticas nacionalistas do Brasil, tomando como intervalo temporal de análise os anos de 1959 a 1964. O objeto de estudo corresponde ao periódico O Semanário – veículo de comunicação dotado de uma linha editorial nacionalista, anti-imperialista e de esquerda, fechado pela ditadura civil-militar em 1964. Recorremos às matérias de O Semanário enquanto janela que permita a identificação de ideias e ações das esquerdas nacionalistas silenciadas pelo golpe de 1964. Não correspondendo propriamente a um estudo sobre a Revolução Cubana, o artigo opera com esse tema como recurso para também mapear algumas ideias, práticas, valores e diagnósticos dos problemas brasileiros, entre as forças nacionalistas atuantes na sociedade civil e no Estado. O estudo tende a permitir a observação de uma solidariedade de matiz internacionalista, como também uma saliente identidade latino-americana do nacionalismo de esquerda no Brasil pré-1964. Por outro lado, evidencia o papel desempenhado pelo jornal e pela força mobilizatória e organizacional dos nacionalistas, no processo de formação da opinião e de construção da agenda pública no período, incidindo na emergência da política externa independente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.