“Que proveja isto com temor, pois nós outros não podemos por amor”: a ação catequética do Padre Manuel da Nóbrega nos trópicos entre 1549 - 1559

Autores/as

  • Ana Lucia Sales de Lima
  • Sezinando Luiz Menezes

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v11i11.1784

Resumen

O trabalho tem por objetivo analisar a concepção do jesuíta Manuel da Nóbrega sobre as mentalidades que estavam se construindo nos trópicos no início da colonização brasileira. As fontes utilizadas para o estudo foram as cartas escritas pelo jesuíta entre 1549 (ano em que a Companhia desembarcou nos trópicos) e 1559, momento em que o padre deixava sua ação evangelizadora a um plano secundário e passava a compor o quadro administrativo da colônia. Os costumes gentílicos foram,
aos poucos, suprimidos pela ideologia cristã dos padres, que acreditavam estar salvando aquelas pobres almas dos pecados. Apesar da gama de dificuldades presentes no mundo colonial, Nóbrega se mostrou incansável em sua missão no Novo Mundo.

Publicado

01-01-2000

Cómo citar

DE LIMA, A. L. S.; MENEZES, S. L. “Que proveja isto com temor, pois nós outros não podemos por amor”: a ação catequética do Padre Manuel da Nóbrega nos trópicos entre 1549 - 1559. Tempos Históricos, [S. l.], v. 11, n. 11, p. p. 129–149, 2000. DOI: 10.36449/rth.v11i11.1784. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/1784. Acesso em: 10 may. 2025.

Número

Sección

Dossiê Temático: Trabalho, Cultura e Poder