PAISAGEM, MEIO AMBIENTE E HISTÓRIA: CATARATAS DO IGUAÇU E RECURSOS FLORESTAIS NA HISTÓRIA DO PARANÁ (1905-1914)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v15i2.7200Palavras-chave:
Cataratas do Iguaçu, Paisagem, História, Meio Ambiente, Região Oeste do Paraná.Resumo
A proposta deste artigo é discutir a obra Do Guayra aos saltos do Iguassú de Manoel de Azevedo da Silveira Netto e suas interconexões com a história da região oeste do Paraná. Temos o objetivo de perceber como as construções discursivas ligadas às paisagens naturais das Cataratas do Iguaçu se relacionam com os problemas sociais e econômicos vigentes na época em que o autor morou na Colônia Militar da Foz do Iguaçu (1905) e no tempo da escrita e publicação do livro (1914). Ao descrever e constituir a paisagem das Cataratas do Iguaçu com a finalidade de divulga-la para o restante do Brasil, Silveira Netto acaba produzindo um documento histórico que possibilita historiar o início de um processo reflexivo sobre belezas/recursos naturais, conservação florestal e conflitos legais sobre domínios pela paisagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.