O INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DA DIÁSPORA, HIBRIDISMO, MULTICULTURALISMO, EM “A GERAÇÃO DA UTOPIA”
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v12i25.13737Palavras-chave:
Literatura, Estudos Culturais, Literatura Angolana.Resumo
Nosso estudo analisa o romance “A Geração da Utopia”, do escritor angolano Pepetela, o qual traça um panorama histórico/social/ficcional de Angola desde o período pré-independência até as primeiras décadas como país independente. Neste contexto, o termo “pós-colonial” assume ao mesmo tempo caráter histórico e estético, tendo em vista que, a partir dele, eclodem questões como a diáspora (em uma forma bastante particular), hibridismo cultural, multiculturalismo, etc. Neste sentido, balizada pelos estudos culturais, esta pesquisa verifica as nuances que tais elementos apresentam no romance e, de certa forma, na sociedade angolana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.