O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DISCURSIVA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO

Autores

  • Ariana de Carvalho
  • Gilmara dos Reis Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14488

Resumo


Este trabalho tem por objetivo geral defender uma proposta subsidiada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998; 2000) e pela Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1992; 1995; FAIRCLOUGH; WODAK, 1997; PEDRO, 1997) da aplicação da análise do discurso no contexto escolar. Como objetivo específico, o presente trabalho propõe a abordagem discursiva na sala de aula de língua materna como um processo social crítico-emancipatório do alunado. Para isso, propõe-se uma possível análise do discurso de uma letra de música, a fim de contribuir com o esclarecimento do trabalho defendida e dar suporte ao professor.

Downloads

Publicado

11-10-2016

Como Citar

DE CARVALHO, A.; DOS REIS RIBEIRO, G. O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DISCURSIVA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO. Trama, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 57–83, 2016. DOI: 10.48075/rt.v12i27.14488. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/14488. Acesso em: 29 nov. 2021.

Edição

Seção

Temas Livre