ECOS DE MEMÓRIA: PRIMO LEVI E A REMEMORAÇÃO DE AUSCHWITZ
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v3i6.1723Palavras-chave:
Auschwitz, memória, violênciaResumo
O autor italiano Primo Levi permaneceu em Auschwitz por quase um ano, passando fome, sede, frio, sendo obrigado a trabalhar de forma desumana e sofrendo diversas torturas físicas e psicológicas. Auschwitz pode ser considerada o grau máximo de perversidade, onde se dilui a noção de humanidade, é o horror sem limites e, por isso, a rememoração é pontuada de silêncios e vazios. Após Auschwitz, há a consciência da precariedade da expressão: como é possível representar uma experiência que é marcada constitutivamente pela repressão à capacidade de expressão? Portanto, a experiência é marcada por uma seqüência de catástrofes, que abalam a memória dos sobreviventes. Mas, ao mesmo tempo, eles devem tentar vencer o silêncio para que a História seja resgatada e não caia no esquecimento: como diz Primo Levi em suas entrevistas: “os que sobreviveram tem uma obrigação moral para com os emudecidos”.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.