Literatura e Sexualidade
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v7i13.2144Palavras-chave:
Literatura, Sexualidade, Erotismo, Identidade.Resumo
No presente artigo o autor se propõe levantar algumas polêmicas quanto à abordagem que é feita da sexualidade no campo literário. A sexualidade que ao longo da história ocidental tem sido mostrada ora como pecado ora como doença, do ponto de vista literário alcança outras conotações já que o texto artístico não tem pretensões dogmáticas, moralizadoras, nem se define como detentor de verdades confirmadas cientificamente. Ao longo deste artigo-ensaio arriscam-se alguns conceitos e interpretações referentes aos “desvios” de conduta sexual vinculando-os ao dia-a-dia das pessoas representadas nos entrechos literários. Com ilustrações que vão de Petrônio, Apuleio e Sófocles até Adolfo Caminha e Guimarães Rosa apresentam-se dados sobre a sexualidade humana que o campo literário nos ajuda a desmistificar. Para além dos romances heterossexuais convencionais, neste trabalho mostra-se que a literatura possui um potencial de expressão da realidade humana que muitas vezes é camuflado, ou simplesmente não é tornado visível e, por isso, estas linhas podem causar certo estupor no leitor.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.