LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: CORRESPONDÊNCIAS ENTRE CÍNTIA MOSCOVICH E CLARICE LISPECTOR
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i38.22357Palavras-chave:
Literatura Brasileira Contemporânea, Cíntia Moscovich, Clarice LispectorResumo
O objetivo deste estudo é pesquisar a relação que a contística da escritora brasileira contemporânea Cíntia Moscovich estabelece com a obra de Clarice Lispector. Para isso, será analisado o conto “O Telhado e o Violinista, de Arquitetura do arco-íris (2004), para observar como a autora trata as questões judaicas em sua obra e como é construído o diálogo que ela estabelece com o conto de Lispector, “Uma Galinha”, de Laços de Família (2009). Dessa forma, o cotejo entre os contos das duas escritoras contribuirá para a compreensão das tendências estéticas da literatura brasileira contemporânea. Como fundamentação crítico-teórica, serão convocados os estudos de Erik Karl Schøllhammer (2011), Flávio Carneiro (2005), Paloma Vidal (2013), entre outros.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Trad.: Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.
CARNEIRO, Flávio. No País do Presente: Ficção brasileira no início do século XXI. 1 ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura Comparada. 4 ed. São Paulo: Ática, 2006.
DALCASTAGNÈ, Regina (Org). Ver e Imaginar o outro: Alteridade, desigualdade, violência na literatura brasileira contemporânea. São Paulo: Horizonte, 2008.
GALETI, Lúcia. O bestiário de Clarice Lispector. 2001.85f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Curso de Pós-Graduação em Letras do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2001.
LISPECTOR, Clarice. Laços de Família. Rio de Janeiro: Rocco, 1960.
MATOS, Ana Lígia. Paisagem portátil. e-scrita – Revista do Curso de Letras – INIABEU, Nilópolis, v. 1, Número 1, Jan.-Abr. 2010.
MATTÉ, Manuela. Relações intertextuais em Clarice Lispector e Cíntia Moscovich.Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 15 – Nº 30 – Segundo Semestre de 2014.
MOSCOVICH, Cíntia. Arquitetura do arco-íris. Rio de Janeiro: Record, 2004.
OLIVEIRA, Silvanna Kelly Gomes de; Souza, Olavo Barreto de. As galinhas de Clarice: Um estudo sobre a representação da personagem “galinha” nos contos “O ovo e a galinha”, “Uma galinha” e “Uma história de tanto amor”. In: V ENLIJE, 2014, Campina Grandxe. Anais Enlije V. Campina Grande: Editora Realiza, 2014 (v.01).
PADILHA, Elaine Pereira Andreatta. Memória, influência e superação na prosa de Cíntia Moscovich.127f. Mestrado em Letras —Universidade Federal do Amazonas, Manaus Biblioteca Depositária: Setorial ICHL, 2013
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
VIEIRA. Nelson H. A Expressão judaica na obra de Clarice Lispector. Rio Grande do Sul. Zero Hora, 1988.
WALDMAN, Berta.Comida, família e escritura na ficção de Cíntia Moscovich. Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG. Belo Horizonte, 2016.
______ . Por linhas tortas: o judaísmo em Clarice Lispector. Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG, Belo Horizonte, 2011.
Recebido em 10-05-2019 | Aceito em 26-09-2019
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.