BRÁS CUBAS À LUZ DE BAKHTIN
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v4i8.2383Palavras-chave:
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas, BakhtinResumo
O presente estudo objetiva analisar a obra Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, tomando como pressupostos os conceitos elaborados por Bakhtin nas obras A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais e Problemas da poética de Dostoievski. Considerando-se que, na obra de Machado de Assis, é um narrador defunto que conta a sua história, depois de ter seu corpo já corroído pelos vermes, observa-se como a orientação para o baixo, o olhar de trás para frente, o movimento da morte para o nascimento são enfaticamente marcados.Com base nos estudos de Bakhtin, pode-se observar como o narrador defunto apresenta um discurso em que o rebaixamento das coisas elevadas (virtudes, valores morais, senso de justiça e solidariedade) é constante. Entretanto, deve-se realçar que, ao contrário da perspectiva bakhtiniana, não há, na obra machadiana, possibilidade de reabilitação da condição humana, visto que o narrador, além de dedicar a obra aos vermes que roeram as marcas da sua existência, ao fazer um balanço da vida, tem como único saldo positivo o fato de não deixar descendência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.